Ceia para hipertensos

Fonte: G1

CARNES
Esqueça o pernil e preferência ao chester ou ao tender. O bacalhau é perigoso se estiver muito salgado; do contrário, é umalimento que faz muito bem ao coração, por ser rico em ômega 3. O ideal é escolher apenas um dos três: chester, tender oubacalhau.

SALADAS
Utilize leguminosas como feijão fradinho, lentilha e grão de bico, que são ricas em ferro. O ideal é comer a salada antes do prato principal para dar mais saciedade.

GUARNIÇÕES
Prefira arroz integral, rico em fibras, acrescido de ervas como salsinha, cebolinha e alecrim. A farofa pode ser de ovo, feita só com as claras, ou preparada com uvas passas sem açúcar, ricas em fibras e fonte de energia.

NOZES E CASTANHAS
Estão liberadas, pois possuem gorduras boas para o coração. Pesquisas recentes apontam que comer nozes pelo menos uma vez ao dia reduz em 35% a incidência de doenças cardíacas.

BEBIDAS ALCOÓLICAS
Para aqueles que estão tomando remédio, o ideal é deixar de lado a bebida e manter a medicação. Já os hipertensos com pressão controlada podem brindar o fim do ano com uma ou duas taças de vinho ou champanhe.

Cardápio que não eleva a pressão
Frutas devem ser o prato principal, assim como as saladas de legumes e verduras
Fim de ano é sinônimo de comilança sem culpa, certo? Errado! Os excessos das festas de Natal e Ano Novo vão além do ganho de peso e podem perdurar no organismo, principalmente de quem sofre de problemas cardiovasculares. Como o cardápio de dezembro é recheado de alimentos gordurosos, açúcar, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas, pacientes com hipertensão devem elaborar uma ceia especial, para que as comemorações não atrapalhem a saúde.
De acordo com o nutricionista Marcelo Barros, do Instituto Nacional de Cardiologia, o ideal é fazer das frutas o prato principal da noite. Normalmente usadas para enfeitar a mesa e esquecidas em meio a tantas guloseimas, elas podem servir de acompanhamento dos pratos salgados, sobremesas ou ingeridas antes da ceia, pois dão a sensação de saciedade.
— Mas nada de frutas em calda, pois elas são ricas em açúcar e conservantes, além de perderem a maior parte das propriedades naturais — diz.
Junto com as frutas, o grande destaque da ceia deve ser a salada. Legumes e verduras são bem-vindos e podem ser temperados com azeite, que reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) e diminui o risco de enfarte e derrame. Use também pouco sal e evite molhos com maionese.

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