MBA Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações

 

Sobre o CursoGrade CurricularCoordenação/Perfil das EntidadesInvestimento/Inscrições

Objetivo

Capacitar com conteúdo e atividades práticas, profissionais da saúde e da gestão para atuarem de forma eficaz na implementação e/ou gestão da promoção de saúde e bem-estar em qualquer ambiente e negócio que se refira a esse tema. Entre elas, organizações públicas e privadas, planos e instituições de saúde (hospitais, clínicas, consultorias, operadoras, empresas de assistência à saúde, home care, gestão de doenças crônicas, promoção da saúde), áreas de recursos humanos, saúde e segurança das empresas.

O perfil do formando enseja o desenvolvimento de lideranças que tenham competências técnicas e comportamentais para diagnosticar, planejar, implementar, controlar e agir nas situações relacionadas aos paradigmas, contexto e gestão na saúde; na visão empreendedora para o desenvolvimento de programas e inovações em promoção de saúde e bem-estar nas organizações; a gestão de mudanças relacionadas a esses programas; a gestão avançada e estratégica dos programas.

Modulado para atender às necessidades do mercado, tem em seu corpo docente professores com experiência prática e acadêmica na promoção de saúde em organizações, proporciona as condições para o profissional gerenciar e assumir novos desafios em sua carreira.

Pioneiro do gênero no País, este curso de pós-graduação lato sensu atende à legislação em vigor, e uma realização da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) com a Universidade Corporativa Abramge, em convênio com o Centro Universitário São Camilo.

Dias e horários
Aulas quinzenais, às sextas-feiras, com eventuais ajustes em função de feriados, das 18h30 às 22h50, e aos sábados, das 8h00 às 18h30.

Facilidades

Os alunos poderão dispor de taxas diferenciadas nos eventos promovidos pela ABQV, Abramge, Sinog e Universidade Corporativa Abramge, entidades que são referência neste campo de estudo.

No Centro Universitário São Camilo, os participantes do MBA terão acesso a todas as facilidades disponibilizadas pela instituição, tais como: bibliotecas, consultas às principais redes de informação e base de dados, recebimento das publicações periódicas do Centro, entre outras.

Período de Realização
Início previsto: março de 2019
Término previsto: fevereiro de 2020
Prazo para entrega do trabalho de conclusão do curso: 120 dias após o término da última disciplina cursada disponibilizada para a turma.

Local de Realização do Curso
Sede da Universidade Corporativa Abramge: Rua Treze de Maio, 1540 – Bela Vista – São Paulo / SP

Metodologia do Curso

O curso é oferecido através de aulas presenciais, em módulos sequenciais, e a apresentação das disciplinas acontece para favorecer o raciocínio crítico e a visão sistêmica, objetivando a formação de profissionais conscientes e capazes de articular as transformações necessárias à criação de cenários mais favoráveis para programas de promoção da saúde no atual contexto de mercado.

A metodologia de ensino é pautada na interação e troca entre docente e alunos, com apresentação de conceitos, modelos e práticas utilizadas nos cenários nacional e internacional, com discussão de casos, pesquisas e leitura de artigos atualizados.

Grade Curricular

Módulo A: Paradigmas, Contexto e Gestão da Saúde (96 horas)
• Regulação e Sistemas da Saúde;
• Gestão Integrada de Saúde e Produtividade;
• Gestão e Qualidade em Serviços de Saúde,

Módulo B: Desenvolvimento de Programas de Promoção de Saúde e Bem-Estar (96 horas)
• Métodos para o Desenvolvimento de Programas de Promoção de Saúde e Bem-Estar;
• O Desenvolvimento de Programas para Promoção de Saúde e Bem-Estar.

Módulo C: Implementação e Controle de Programas de Promoção de Saúde e Bem-Estar (96 horas)
• Gestão de Mudanças de Comportamento Voltados para Promoção de Saúde e Bem-Estar;
Compliance e Bioética;
• Metodologia da Pesquisa Científica;
• Avaliação de Programas de Programas de Saúde e Bem-Estar.

Módulo D: Gestão Avançada de Programas de Promoção de Saúde e Bem-Estar (96 horas)
• Gestão Orçamentária de Programas de Promoção de Saúde e Bem-Estar;
• Gestão Avançada de Programas de Promoção de Saúde e Bem-Estar;
• Gestão da Saúde Ocupacional para Otimização dos Resultados Organizacionais.

Trabalho de Conclusão de Curso: voltado ao desenvolvimento de um Programa de Promoção de Saúde e Bem-Estar em Organizações.

Coordenação
SÂMIA AGUIAR BRANDÃO SIMURRO – Vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)
CARLITO MARQUES DE ABREU – Presidente da Universidade Corporativa Abramge
CLAUDIO COLUCCI – Coordenador-geral dos Cursos de Pós-Graduação e dos MBAs do Centro Universitário São Camilo

1 – Entidades Organizadoras
Associação Brasileira de Qualidade de Vida

Organização não governamental, principal referência nacional na área, que tem como primeira missão a promoção da integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em qualidade de vida.

Universidade Corporativa Abramge
Sintonizada com as mudanças culturais e com a velocidade das transformações que envolvem o conhecimento, o Sistema ABRAMGE implementou em 2001 a sua Universidade Corporativa com a missão de contribuir com a educação e o aperfeiçoamento profissional de seus associados. Com os pés no presente e de olho no futuro, por meio de um método de aprendizagem orientado para o mercado, a UCA proporciona em suas programações conteúdos que atendam as necessidades e perspectivas organizacionais da saúde e de seus respectivos profissionais.
Engloba eventos voltados para todos os níveis, sejam executivos ou operacionais, com reciprocidade nos processos de ensino-aprendizagem e fortalecimento da competitividade. Desta maneira, a programação anual da UCA abrange dois MBAs, cursos de curta e média duração, simpósio, congressos e seminários, oferecendo aos participantes ferramentas indispensáveis para se alcançar o almejado sucesso profissional e empresarial

2 – Entidade Executora
Centro Universitário São Camilo

O Centro Universitário São Camilo, a mais tradicional instituição privada de ensino superior na área de saúde no Brasil, é mantido pela União Social Camiliana, membro da Organização Camiliana, com mais de 400 anos de existência no mundo. Inova com o MBA em questão.

Investimento
Para associados da Abramge/Sinog, da ABQV e profissionais de Instituições Camilianas: 1 + 11 parcelas de R$ 990,00 (novecentos e oitenta reais).

Para não associados/público geral: 1 + 11 parcelas de R$ 1.190,00 (mil cento e oitenta reais).

IMPORTANTE: a primeira parcela corresponde ao valor da matrícula.

Etapas do Processo Seletivo

Inscrição
Preenchimento da ficha de inscrição e conference call com o coordenador acadêmico.
Pagamento da matrícula no ato da inscrição (*).

Matrícula
• Currículo profissional;
• Diploma de graduação frente e verso;
• Certidão de nascimento ou de casamento;
• Comprovante de residência (água ou luz);
• Duas fotos 3×4.

(*) Restituição do valor pago, caso o curso não se viabilize.

Período de Inscrição
OUTUBRO DE 2018 A FEVEREIRO DE 2019.

Proficiência na Língua Inglesa
Desejável que o candidato tenha conhecimento mínimo na língua inglesa para a leitura de artigos internacionais.

Deixe uma resposta