O consumo muda na crise

Fonte: Exame – 13/04/2016

Por TIAGO LETHBRIDGE – tlethbridge@abril.com.br | Com reportagem de Giuliana Napolitano e Maria Luíza Filgueiras

A prolongada – e bota prolongada nisso – crise econômica brasileira está transformando os hábitos dos consumidores.

Acostumados, por anos seguidos, a melhorar o padrão dos produtos que levavam para casa, os brasileiros estão indo agora em sentido contrário.

Segundo um levantamento da empresa de pesquisas Ipsos com 1200 entrevistados, 72% deles estão comprando produtos mais baratos e percebidos por eles mesmos como piores. O percentual é quase o mesmo nas classes AB, C e DE.

De acordo com o estudo, 91% dos brasileiros afirmam que estão comprando mais produtos em promoção e 87% dizem estar deixando de lado marcas famosas. O levantamento destrincha também as mudanças no consumo por categoria de produto.

Os consumidores estão diminuindo os gastos com produtos considerados supérfluos (89% dos entrevistados), roupas (85% deles), telefone celular (66%) e TV a cabo e internet (32%). Não é à toa que, ainda de acordo com a pesquisa da Ipsos, 94% dos brasileiros acham que o país está caminhando na direção errada.

Veja também

A medicina privada prolonga a vida como nunca. Iss... Fonte: Época - 21/05/2014 Por Cristiane Segatto Quanto vale o ar que chega aos pulmões a cada inspiração? Ninguém pensa nisso enquanto respira, ...
O aumento da presença das mulheres na medicina Fontes: Revista Bioética e USP Na Semana Abramge da Mulher, vamos trazer posts sobre a mulher na saúde e na medicina, sua força, sua presença e sob...
Pedalar estimula a atenção e também promove o conv... Fonte: Bem Estar - 12/09/2016 Os benefícios de andar de bicicleta não são apenas físicos. Michelle Loreto conta o que aprendeu tentando pedalar pel...