O consumo muda na crise

Fonte: Exame – 13/04/2016

Por TIAGO LETHBRIDGE – tlethbridge@abril.com.br | Com reportagem de Giuliana Napolitano e Maria Luíza Filgueiras

A prolongada – e bota prolongada nisso – crise econômica brasileira está transformando os hábitos dos consumidores.

Acostumados, por anos seguidos, a melhorar o padrão dos produtos que levavam para casa, os brasileiros estão indo agora em sentido contrário.

Segundo um levantamento da empresa de pesquisas Ipsos com 1200 entrevistados, 72% deles estão comprando produtos mais baratos e percebidos por eles mesmos como piores. O percentual é quase o mesmo nas classes AB, C e DE.

De acordo com o estudo, 91% dos brasileiros afirmam que estão comprando mais produtos em promoção e 87% dizem estar deixando de lado marcas famosas. O levantamento destrincha também as mudanças no consumo por categoria de produto.

Os consumidores estão diminuindo os gastos com produtos considerados supérfluos (89% dos entrevistados), roupas (85% deles), telefone celular (66%) e TV a cabo e internet (32%). Não é à toa que, ainda de acordo com a pesquisa da Ipsos, 94% dos brasileiros acham que o país está caminhando na direção errada.

Veja também

Nada indica que vacinas, inseticidas ou transgênic... Fonte: Uol/ BBC Brasil – 19/02/2016 A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta sexta-feira (19) um boletim desmentindo diversos boatos que...
Tribunal de Contas descobre prejuízo de R$ 70 milh... Fonte:Portal G1 - 09/03/2016 Na saúde pública, irregularidades se multiplicam. Algumas próteses foram compradas incompletas; outras simplesmente su...
Aumento da amamentação faria país economizar US$ 6... Fonte: Folha.com - 18/04/2017 Por Cláudia Collucci Muito já se discutiu sobre os conflitos de interesse entre médicos e farmacêuticas e, mais re...