O consumo muda na crise

Fonte: Exame – 13/04/2016

Por TIAGO LETHBRIDGE – tlethbridge@abril.com.br | Com reportagem de Giuliana Napolitano e Maria Luíza Filgueiras

A prolongada – e bota prolongada nisso – crise econômica brasileira está transformando os hábitos dos consumidores.

Acostumados, por anos seguidos, a melhorar o padrão dos produtos que levavam para casa, os brasileiros estão indo agora em sentido contrário.

Segundo um levantamento da empresa de pesquisas Ipsos com 1200 entrevistados, 72% deles estão comprando produtos mais baratos e percebidos por eles mesmos como piores. O percentual é quase o mesmo nas classes AB, C e DE.

De acordo com o estudo, 91% dos brasileiros afirmam que estão comprando mais produtos em promoção e 87% dizem estar deixando de lado marcas famosas. O levantamento destrincha também as mudanças no consumo por categoria de produto.

Os consumidores estão diminuindo os gastos com produtos considerados supérfluos (89% dos entrevistados), roupas (85% deles), telefone celular (66%) e TV a cabo e internet (32%). Não é à toa que, ainda de acordo com a pesquisa da Ipsos, 94% dos brasileiros acham que o país está caminhando na direção errada.

Veja também

App ajuda a denunciar focos de ‘Aedes’ e a cobrar ... Fonte: O Estado de S. Paulo – 24/02/2016 Criado por pesquisadores da Federal do Rio Grande do Norte, programa vai mapear informações de usuários de...
Menos da metade das vagas para residência médica é... País tem quase 22,9 mil postos ociosos para esse tipo de formação, mostra estudo da USP com apoio de conselhos de Medicina; baixa qualidade dos cursos...
Sinog promove campanha de reciclagem de tubos de c... Fonte: Jornal Odonto - 28/11/2016 Em comemoração aos seus 20 anos, o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), que represent...