O consumo muda na crise

Fonte: Exame – 13/04/2016

Por TIAGO LETHBRIDGE – tlethbridge@abril.com.br | Com reportagem de Giuliana Napolitano e Maria Luíza Filgueiras

A prolongada – e bota prolongada nisso – crise econômica brasileira está transformando os hábitos dos consumidores.

Acostumados, por anos seguidos, a melhorar o padrão dos produtos que levavam para casa, os brasileiros estão indo agora em sentido contrário.

Segundo um levantamento da empresa de pesquisas Ipsos com 1200 entrevistados, 72% deles estão comprando produtos mais baratos e percebidos por eles mesmos como piores. O percentual é quase o mesmo nas classes AB, C e DE.

De acordo com o estudo, 91% dos brasileiros afirmam que estão comprando mais produtos em promoção e 87% dizem estar deixando de lado marcas famosas. O levantamento destrincha também as mudanças no consumo por categoria de produto.

Os consumidores estão diminuindo os gastos com produtos considerados supérfluos (89% dos entrevistados), roupas (85% deles), telefone celular (66%) e TV a cabo e internet (32%). Não é à toa que, ainda de acordo com a pesquisa da Ipsos, 94% dos brasileiros acham que o país está caminhando na direção errada.

Veja também

Custear planos cada vez mais inviável para empres... Fonte: Portal Uol Por Paulo Sardinha A assistência médica subsidiada para funcionários e dependentes, um dos itens mais corriqueiros dos pacotes...
Custo assistencial das operadoras cresceu 53% em 5... Fonte: Revista Apólice/Segs A variação do custo assistencial das operadoras de autogestão foi de 53,2% no período de 2014 a 2010, de acordo com pes...
Possível derrubada de veto à lei do ISS preocupa e... Fonte: Folha de S. Paulo - 16/05/2017 Por Maria Cristina Frias A possibilidade de que seja votada nesta semana a derrubada a um veto na lei que ...