Polícia Federal revela esquema de fraudes realizadas por médicos

Fonte: DM.com.br – 10/11/2017

Médicos realizavam cirurgias desnecessárias levando em consideração apenas os lucros

Por Letícia Rocha

Polícia Federal revelou esquema de fraudes feitas por médicos e empresas em Palmas (TO). Através de grampos telefônicos a polícia descobriu que os envolvidos desviavam dinheiro do SUS e de outros planos de saúde.

Além de fraudar licitações, favorecendo as empresas que pagavam propinas. Os médicos também realizavam cirurgias sem real necessidade.

São 10 médicos suspeitos de receber R$ 4,3 milhões em propina.

A investigação também descobriu que os médicos tiravam equipamentos dos hospitais públicos para levar para clínicas particulares.

A imagem abaixo traz a transcrição de uma conversa entre dois médicos. O assunto é o empréstimo de equipamentos e eles até citam que um dos que foi “emprestado” estragou.

O juiz responsável pela investigação, João Paulo Abe, disse que os diálogos chocavam “pela absoluta irrelevância da vida humana e pela evidente mercantilização da saúde”.

A investigação foi nomeada como Operação Marcapasso e já cumpriu com 137 mandados judiciais.

Cirurgia desnecessária

Um dos médicos investigados, Ibsen Trindade, manda cozinhar um dos pacientes, em relação a uma cirurgia de cateterismo. Em seguida conclui dizendo “se o cara tem dinheiro faz-se cateterismo… Manda dar uma cozinhada para que a galinha dê os ovinhos que tem que dar…”

Além de realizar processos cirúrgicos levando em conta a condição financeira dos pacientes ao invés da saúde, o médico também é suspeito de usar a conta bancária da mãe de 89 anos para receber propina.

Veja também

A longevidade tem futuro Fonte: Diário dos Fundos de Pensão - 09/05/2016 Por Chris Carvalho Criado há menos de um mês, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon está per...
A categoria de saúde é a terceira quem mais cresce... Fonte: Saúde Business - 30/03/2016 Por Débora Manzano O site FLOAT Learning veiculou um infográfico com algumas informações bastante pertinentes...
Hospitais preparam-se para enfrentar as mudanças c... Fonte: Agência O Globo - 27/04/2016 Os gases causadores do efeito estufa estão entre as principais causas de mortes e doenças respiratórias em todo...

Deixe uma resposta