Polícia Federal revela esquema de fraudes realizadas por médicos

Fonte: DM.com.br – 10/11/2017

Médicos realizavam cirurgias desnecessárias levando em consideração apenas os lucros

Por Letícia Rocha

Polícia Federal revelou esquema de fraudes feitas por médicos e empresas em Palmas (TO). Através de grampos telefônicos a polícia descobriu que os envolvidos desviavam dinheiro do SUS e de outros planos de saúde.

Além de fraudar licitações, favorecendo as empresas que pagavam propinas. Os médicos também realizavam cirurgias sem real necessidade.

São 10 médicos suspeitos de receber R$ 4,3 milhões em propina.

A investigação também descobriu que os médicos tiravam equipamentos dos hospitais públicos para levar para clínicas particulares.

A imagem abaixo traz a transcrição de uma conversa entre dois médicos. O assunto é o empréstimo de equipamentos e eles até citam que um dos que foi “emprestado” estragou.

O juiz responsável pela investigação, João Paulo Abe, disse que os diálogos chocavam “pela absoluta irrelevância da vida humana e pela evidente mercantilização da saúde”.

A investigação foi nomeada como Operação Marcapasso e já cumpriu com 137 mandados judiciais.

Cirurgia desnecessária

Um dos médicos investigados, Ibsen Trindade, manda cozinhar um dos pacientes, em relação a uma cirurgia de cateterismo. Em seguida conclui dizendo “se o cara tem dinheiro faz-se cateterismo… Manda dar uma cozinhada para que a galinha dê os ovinhos que tem que dar…”

Além de realizar processos cirúrgicos levando em conta a condição financeira dos pacientes ao invés da saúde, o médico também é suspeito de usar a conta bancária da mãe de 89 anos para receber propina.

Veja também

Qual é a diferença da gripe comum para a H1N1? Fonte: Portal EBC Por Líria Jade e Fernanda Duarte O aumento do número de casos de gripe suína, um tipo de influenza causada pelo vírus H1N1, ve...
Teste nos EUA aponta que vacina do Butantã contra ... Fonte: O Estado de S. Paulo - 17/03/2016 Instituto de Saúde americano inoculou o vírus vivo em humanos e nenhum dos imunizados foi infectado Por...
Cidade para os mais velhos Fonte: Folha de S.Paulo Por: Claudio BErnardes O envelhecimento da população mundial é fato. O fenômeno é subproduto da transição demográfica qu...

Deixe uma resposta