Módulo Internacional de Atenção Primária à Saúde – 2ª edição

Falta para o evento:

“Experiências em atenção primária à saúde do grupo Keralty na Colômbia”

Dias 16 e 17 de abril de 2020 | Bogotá – Colômbia

 

 

No atual contexto de envelhecimento populacional, restrições nos orçamentos governamentais, expansão do custo de tecnologias inovadoras e cidadãos mais exigentes, as entidades do setor de saúde devem se esforçar, permanentemente, para melhorar simultaneamente, a saúde da população, responder às expectativas dos usuários e reduzir o custo per capita das intervenções.

Para os profissionais do setor da saúde nos países da América Latina, é essencial conhecer, adaptar e adotar as experiências das organizações líderes para se manterem atualizados no mercado de trabalho, contribuindo de forma criativa para o posicionamento das organizações do setor.

Com o objetivo de facilitar esse processo de transferência de conhecimento, a Sanitas University Foundation, como instituição membro do grupo Keralty, disponibiliza aos profissionais latino-americanos o Curso Internacional de Atenção Primária à Saúde, que combina discussões acadêmicas com visitas a empresas e centros de atenção do grupo Keralty.

O grupo Keralty está presente em vários países da América e é reconhecido como principal protagonista na transformação e consolidação dos sistemas de saúde nos países onde, atualmente, opera.

 

INSCRIÇÕES

Singularis Viagens
Telefone: (21) 3547-1680
E-mail: eventos@singularis.tur.br

 

INVESTIMENTO

US$ 1.200,00 (valor à vista, via depósito bancário) + impostos e inclui cursos e refeições mencionadas no programa, taxa de remessa e tradução.
Consulte valor para pagamento via cartão.

Atenção: passagens  aéreas e hospedagem não estão inclusas.

 

OBJETIVO DO CURSO

Fornecer aos participantes informações relevantes para compreender a forma de atender os usuários que caracteriza o grupo Keralty, evidenciando nas visitas os detalhes de sua atuação na área de prestação de serviços.

O curso internacional inclui experiências de funcionários de seguradoras, clínicas e unidades de atenção primária do grupo Keralty, combinadas em conversas com professores da Fundación Universitaria Sanitas para comparar e aprofundar aspectos da atenção primária à saúde.

 

PROGRAMAÇÃO

Horário Dia 1
08h00 08h15 Boas-vindas – Objetivos do Curso
Dr. Mario Isaza – Reitor da Fundação Universidade Sanitas
08h15 09h45 Atenção primária à saúde no sistema de saúde colombiano: lições aprendidas aplicáveis a outros países
Dr. Alexander Gómez R.
10h00 11h00 Modelo de atenção Keralty: Implementando os princípios da Atenção Primária à Saúde
Dr. Paola Rengifo / Dr. Mauricio Castelblanco
11h00 13h00 Conversa com os líderes da APS das empresas Keralty: Como implementar o modelo?
13h00 14h00 Almoço
14h00 17h00 Visita à unidade de Atenção Primária
19h00 20h00 Atividade social
Horário Dia 2
08h00 09h00 Modelos de Gestão de Riscos e Contratação de Serviços de Saúde
Dr. Álvaro López
09h00 10h00 Melhorando o Atendimento e os Seguros de Saúde: benefícios para empresas e pacientes.
Dr. Abel González
10h00 13h00 Conversa com líderes na APS das empresas Keralty: APS para grupos populacionais específicos
13h00 14h00 Almoço
14h00 17h00 Conversa com líderes na APS das empresas Keralty: APS para gerenciar doenças prioritárias
Encerramento: entrega de certificados de presença

 

NOTAS IMPORTANTES

Essa agenda pode sofrer alterações devido a situações imprevistas, porém, sem afetar a qualidade das atividades propostas.

Essas atividades acadêmicas serão realizadas em diferentes locais da cidade de Bogotá, portanto, sugere-se aos participantes que tenham em conta o tempo necessário para os deslocamentos.

 

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DO CURSO

Dia 1: 16 de abril de 2020 

A Atenção Primária à Saúde no sistema de saúde colombiano: lições aprendidas aplicáveis a outros países

Dr. Alexander Gómez Rivadeneira

Esta conferência apresentará o desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde como uma estratégia orientadora para o sistema de saúde colombiano, enfatizando os feitos regulatórios, as dificuldades de implementação por instituições do setor de saúde e as alternativas propostas para continuar avançando.

 

Modelo de atenção Keralty: Implementando os princípios da Atenção Primária à Saúde

Dra. Paola Rengifo / Dr. Mauricio Castelblanco

As características do modelo de atendimento do grupo de negócios Keralty materializam vários dos princípios da Atenção Primária à Saúde na maneira como os serviços de assistência médica são financiados, fornecidos e utilizados.

O palestrante fará uma descrição que permite demonstrar como a iniciativa privada orientada por uma estratégia internacional como a atenção primária à saúde (APS) consegue modificar positivamente a atenção recebida pela população.

 

Conversa com líderes em APS de diferentes empresas Keralty: Como implementar o modelo?

Compreender a implementação bem-sucedida da Atenção Primária à Saúde requer diferentes pontos de vista. Nesta primeira conversa, a ênfase será sobre as generalidades que orientam a implementação no Keralty.

 

Visita guiada às unidades de Atenção Primária com tradução simultânea

O contato direto com a realidade da prestação de serviços permite um entendimento direto da Atenção Primária, pois permite aos participantes deste curso vivenciar os pontos fortes, estratégias e oportunidades de melhoria em situações reais.

 

Dia 2: 17 de abril de 2020

Gestão de Riscos e Modelos de Contratos de Saúde

Dr. Álvaro López

O gerenciamento adequado das principais eventualidades que afetam a operação das empresas do setor da saúde requer a combinação de medidas para antecipar, monitorar e mitigar situações adversas. Esta conferência enfatizará as modalidades de contratação e os possíveis incentivos que elas geram como um mecanismo para gerenciar situações de risco para as empresas.

 

Melhorando o atendimento e os seguros: benefícios para as empresas e pacientes.

Dr. Abel Ernesto Gonzalez Vélez

Esta conferência apresenta os resultados obtidos após vários anos de implementação da APS nas empresas do grupo Keralty na Colômbia, com a premissa de mensurar resultados relevantes por meio de métodos confiáveis de monitoramento.

 

Conversa com os líderes em APS de diferentes empresas Keralty: APS para grupos populacionais específicos e APS para gerenciar doenças prioritárias

Para continuar aprofundando a implementação bem-sucedida da Atenção Primária à Saúde nessas duas discussões, os participantes terão a possibilidade de conhecer os detalhes dos programas de gestão utilizados pelas empresas do grupo Keralty para grupos populacionais e doenças priorizadas por seu impacto.

 

HORÁRIO DO CURSO

Dois (2) dias das 9:00 às 17:00 (16 horas no total), com tradução simultânea, espanhol – português, disponível durante as atividades.

Incluso: pausas para café nos intervalos da conferência, almoço e transporte para realizar as visitas.

Certificação concedida pela Sanitas University Foundation aos participantes que atenderem a pelo menos 80% das atividades programadas.

 

PERFIL DOS CONFERÊNCISTAS

Dra. Paola Andrea Rengifo Bobadilla

  • Vice-Presidente de Saúde EPS da Sanitas
  • Médica cirurgiã
  • Especialista em Gestão de Serviços de Saúde

Dr. Mauricio Castelblanco

Médico cirurgião formado pela Universidade Nacional da Colômbia, com Mestrado em Administração em Saúde pela Pontificia Universidad Javeriana. Vinte anos de experiência tanto em atendimento como em administração na área da saúde, dos quais 16 anos dedicados ao grupo Keralty na Colômbia e no Brasil.

Durante sua permanência na Keralty, ele trabalhou tanto na empresa Holding como na Colsanitas e EPS da Sanitas e teve a oportunidade de conhecer e trabalhar em outros países onde o Keralty está presente. Ele trabalhou nas áreas médica, de auditoria, operações e serviços dos diferentes negócios.

Atualmente, como Gerente Médico de Planos Especiais, ele gerencia os Planos Complementares da EPS da Sanitas em todos os processos de seguro de saúde e lidera o relacionamento entre as áreas médicas da EPS e a Medicina Pré-paga para melhorar o atendimento na EPS do usuário que possui afiliação simultânea.

Dr. Alexander Gómez Rivadeneira

Mestre em saúde pública, professor de pós-graduação em sistemas de saúde com 18 anos de experiência em consultoria, treinamento e publicações em legislação, conceituação e elaboração de ferramentas para melhorar os sistemas e serviços de saúde do Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Salud, Associação Colombiana de Empresas de Medicina Integral – ACEMI -, de documentos para a Organização Pan-Americana de Saúde e palestrante de cursos de atualização em Atenção Primária à Saúde para diferentes universidades e empresas.

Dr. Abel Ernesto Gonzalez Vélez 

  • Coordenador de vigilância tecnológica no Keralty.
  • Líder do grupo de pesquisa Sanitas Crea.
  • Membro do comitê de ética em pesquisa da Sanitas University Foundation (Fundação Universitária Sanitas).
  • Membro do comitê de ética em pesquisa da Fundación Oftalmológica Nacional (Fundação Nacional de Oftalmologia).
  • Docente Mestre em Gestão de Segurança Clínica do Paciente e Qualidade da Atenção à Saúde da Sanitas. Universidade Internacional de La Rioja.
  • Desenvolvedor de protocolos de atenção clínica baseados em evidências científicas para a Organización Sanitas Internacional.
  • Apoio metodológico na elaboração de diretrizes de prática clínica do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia.
  • Avaliação dos indicadores de desempenho em saúde do Sistema Geral de Previdência Social da Colômbia (SGSSS).
  • Pesquisador e autor de artigos científicos sobre questões de Qualidade Hospitalar.

Dr. Álvaro López Villa

  • Mestrado em Economia da Saúde e dos Medicamentos. Título concedido pela Universidade Pompeu Fabra, Espanha, em setembro de 2012.
  • Diploma de graduação em Economia da Saúde. Título concedido pela Curtin University of Technology, Austrália, em julho de 2004.
  • Especialista em Gestão Hospitalar. Título concedido pela Universidade EAFIT.
  • (Convênio CES-EAFIT) Colômbia, 1992.
  • Médico cirurgião. Título concedido pela Universidade de Antioquia, Medellín.

 

Local de Realização do Evento:

Hotel AR - Avenida Carrera. 60 - Nº 22-99 - Telefone (57-1) 7477333
16/04/2020

Informações adicionais

Realização: Universidade Corporativa Abramge - UCA e Fundación Universitaria Sanitas Telefone: 21 3547-1680 E-mail: eventos@singularis.tur.br

Salve em sua agenda:

Data: