Módulo Internacional de Atenção Primária à Saúde

Falta para o evento:

“Experiências em atenção primária à saúde do grupo Keralty na Colômbia”

Datas: 23 e 24 de maio de 2019
Local: Hotel Cosmos 100 – Dirección Ac. 100 #19A 83, Bogotá, Colômbia

Inscrições até 03/05 – eventos@singularis.tur.br e (21) 3547-1680 (Singularis Viagens)

Investimento: US$ 925,00 (valor à vista ou via depósito bancário)

Taxa de inscrição para os dois dias do programa () + impostos e inclui reuniões, visitas, refeições (café e almoço) mencionadas no programa, taxa de remessa e tradução.
OBS: passagens aéreas, bem como acomodações não estão inclusas.

 

A Universidade Corporativa Abramge, em parceria com a Fundación Universitaria Sanitas, disponibiliza aos profissionais de saúde da América Latina o Módulo Internacional de Atenção Primária à Saúde, que combina discussões acadêmicas com visita ao centro de atenção do grupo Keralty.

O grupo Keralty está presente em vários países da América e é conhecido como um protagonista de primeiro nível na transformação e consolidação dos sistemas de saúde dos países onde opera.

O módulo é voltado para pessoas interessadas em conhecer, adaptar e adotar as experiências das organizações líderes, mantendo-se atualizado perante o mercado de trabalho, contribuindo de forma direta e criativa para o posicionamento das organizações do setor.

No atual contexto de envelhecimento populacional, restrições orçamentárias, expansão do custo de tecnologias inovadoras e população mais exigente, as entidades do setor de saúde devem se esforçar permanentemente para, de modo simultâneo, melhorar a saúde dos cidadãos, responder às expectativas e reduzir o custo per capita das intervenções.

 

Objetivo do Módulo

Fornecer aos participantes informações relevantes para compreender a forma de atender os usuários que caracteriza o grupo Keralty, evidenciando nas visitas os detalhes de sua atuação na prestação de serviços.

O módulo internacional inclui experiências de funcionários de seguradoras, clínicas e unidades de atenção primária do grupo Keralty, combinadas com conversas com professores da Fundación Universitaria Sanitas para comparar e aprofundar aspectos da atenção primária à saúde.

 

Programação

Horário Dia 1
08h30 09h00 Boas-vindas – Objetivos do módulo
09h00 11h00 Atenção Primária à Saúde no sistema de saúde colombiano: Avanços, desafios e perspectivas. Descrição do sistema em 12 países.
11h00 13h00 Atenção primária à saúde, modelos de atenção colombianos, modelo de atenção Keralty.
13h00 14h00 Almoço
14h00 15h00 Gestão de talentos humanos na APS
15h00 17h00 Visita à unidade de atenção primária – Central de emergências
17h00 19h00 Atividade lúdica – Visita ao museu
Horário Dia 2
08h00 09h00 Gestão de risco e modelos de contratação de saúde
09h00 11h00 Melhorando o atendimento e a segurança: Benefícios para empresas e pacientes.
11h00 13h00 Modelos de atenção primária à saúde – Saúde mental
13h00 14h00 Almoço
14h00 17h00 Painel de especialistas do programa:
– Idosos
– HIV
– Hemofilia
– Paliativos
– Pré-natal
Fechamento

 

Conteúdo

Atenção primária à saúde no sistema de saúde colombiano: Avanços, desafios e perspectivas

Esta conferência apresentará o desenvolvimento da atenção primária à saúde como uma estratégia orientadora do sistema de saúde colombiano, enfatizando os feitos regulatórios, as dificuldades de implementação por instituições do setor de saúde e as alternativas para continuar avançando propostas de entidades nacionais.

Modelo de atenção Keralty: Implementando os princípios da atenção primária à saúde 

As características do modelo de atenção do grupo empresarial Keralty materializam vários dos princípios da atenção primária à saúde na forma como os serviços de atenção médica são financiados, fornecidos e utilizados.  O palestrante fará uma descrição que permite demonstrar como a iniciativa privada, orientada por uma estratégia internacional como a atenção primária à saúde (APS), consegue modificar positivamente a atenção recebida pela população.

Ferramentas para lidar com a incerteza que aprimoram a APS 

A implementação bem-sucedida da atenção primária à saúde requer o gerenciamento da incerteza gerada pelas expectativas governamentais, corporativas e familiares em relação às necessidades que deveriam ser atendidas pelas instituições do setor de saúde.  As ferramentas para lidar com a incerteza aparecem em diferentes padrões internacionais, os quais esta conferência tenta organizar e apresentar de maneira sintética, finalizando com um exercício prático para facilitar o aprendizado.

Melhorando o atendimento e a segurança: Benefícios para empresas e pacientes. 

Esta conferência apresenta os resultados evidenciados após vários anos de implantação da APS nas empresas do grupo Keralty na Colômbia, com a premissa de mensurar os resultados relevantes por meio de métodos confiáveis de monitoramento.

Atenção médica baseada em valores e não em volume: A aposta para o futuro no Keralty 

Novas propostas acadêmicas que visam melhorar simultaneamente os resultados para instituições e indivíduos são analisados detalhadamente, acompanhando a descrição acadêmica com a experiência de aplicar essas metodologias nas empresas do grupo Keralty.

Experiências de atenção primária à saúde em diferentes países 

Este exercício prático mostra iniciativas de organizações internacionais como experiências marcantes em diferentes países.  A descrição de cada iniciativa é acompanhada por indicadores selecionados de fontes atualizadas e comparáveis para contextualizar a análise dos participantes.

 

Horário do Módulo

Dois (2) dias das 9h00 às 17h00 (16 horas no total).

Certificado concedido pela Fundación Universitaria Sanitas aos participantes que comparecerem a pelo menos 80% das atividades programadas.

 

Perfil dos Palestrantes

Professor. Dra. Paola Andrea Rengifo Bobadilla 

  • Vice-presidente de Saúde EPS da Sanitas
  • Médico cirurgião
  • Especialista em Gestão de Serviços de Saúde
  • Responsável pelo modelo APS Keralty Colômbia

Professor. Dr. Alexander Gómez Rivadeneira

Mestrado em saúde pública, professor de pós-graduação em sistemas de saúde com 18 anos de experiência administrativa, docente e de pesquisa, que inclui consultoria, capacitação e publicações sobre legislação, conceituação e criação de ferramentas para melhorar os sistemas e serviços de saúde do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde, da Associação Colombiana de Empresas de Medicina Integral (ACEMI), elaboração de documentos para a Organização Pan-Americana da Saúde, bem como conferencista de módulos de atualização em atenção primária à saúde para diferentes universidades e empresas.

Dr. Abel Ernesto Gonzalez Vélez

  • Coordenador de Vigilância Tecnológica no Keralty.
  • Líder do Grupo de Pesquisa Sanitas Crea.
  • Membro do comitê de ética em pesquisa da Fundación Universitaria Sanitas.
  • Membro do comitê de ética em pesquisa da Fundación Oftalmológica Nacional.
  • Professor Mestre em Gestão de Segurança Clínica do Paciente e Qualidade da Assistência à Saúde. Universidade Internacional de La Rioja.
  • Desenvolvedor de protocolos de atenção clínica baseados em evidências científicas da Organización Sanitas Internacional.
  • Apoio metodológico na elaboração de diretrizes de prática clínica do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia.
  • Avaliação dos indicadores de desempenho em saúde do Sistema Geral de Previdência Social (SGSSS) na Colômbia.
  • Pesquisador e autor de artigos científicos sobre questões de qualidade hospitalar.

Professor. Dr. Álvaro López Villa

  • Mestrado em Economia da Saúde e do Medicamento. Título concedido pela Universidade Pompeu Fabra, Espanha, em setembro de 2012.
  • Graduate Diploma in Health Economics. Título concedido pela Curtin University of Technology, Austrália, em julho de 2004.
  • Especialista em Gestão Hospitalar. Título concedido pela Universidade EAFIT (Convênio CES-EAFIT) Colômbia, 1992.
  • Médico cirurgião. Título concedido pela Universidade de Antioquia, Medellín

 

Inscrições até 03/05 – eventos@singularis.tur.br e (21) 3547-1680 (Singularis Viagens)

Local de Realização do Evento:

Hotel Cosmos 100 - Dirección Ac. 100 #19A 83, Bogotá, Colômbia
23/05/2019

Informações adicionais

Realização: Universidade Corporativa Abramge - UCA e Fundación Universitaria Sanitas Telefone: 21 3547-1680 E-mail: eventos@singularis.tur.br

Salve em sua agenda:

Data:
Horário: