Aspectos de negócio, Legais, Éticos e de Governança da saúde digital, como a telemedicina, internet das coisas e inteligência artificial na saúde
Público-alvo
O curso é destinado a profissionais da área da saúde
Período de realização
07 a 28/10
segundas e quartas-feiras
Horário
19h30 às 21h30
14 horas
Formato
Online com aulas ao vivo
Valor
Associados Abramge Nacional / Sinog
R$ 715,00
(setessentos e quinze reais)
Não Associados
R$ 860,00
(oitocentos e sessenta reais)
No boleto ou cartão de crédito.
Conteúdo programático
Abertura – 07/10 – segunda-feira Walquiria Favero (Machado Melo e Favero Advogados e FGV)
Mensagem sobre o estágio e a importância da Saúde Digital para o Brasil; Saúde digital como alavanca para diversas políticas públicas em saúde e o futuro da saúde e medicina baseada na tecnologia, quais mudanças nos padrões da assistência são esperados.
Aula I – Saúde Digital – 09/10 quarta-feira – Lincoln Moura e Camila Parise (sócia em Lifesciences no escritório Pinheiro Neto Adv)
Conceito, estratégia brasileira e objetivos gerais da OMS, exemplos das principais tecnologias, estratégia digital SUS e RNDS. Principais plataformas de saúde no SUS e na saúde suplementar, transformação do sistema e desafios de interoperabilidade de dados.
Aula II – Telemedicina – 16/10 quarta-feira Teresa Gutierrez (sócia em Lifesciences no escritório Machado Nunes) e Dr. Cássio Ide
Conceito, principais tipos e regulação
Desafios técnicos e operacionais para uma assistência adequada e responsabilidade profissional. Contratação de serviços de terceiros ou uso de plataforma de terceiros, cuidados com dados e exemplos de navegação de paciente e riscos associados.
Aula III – Prontuário eletrônico do paciente – 14/10 segunda-feira – Walquiria Favero (Machado Melo e Favero Advogados e FGV)
Conceito (prontuário eletrônico do paciente e registro eletrônico de saúde) e regulação; desafios na unificação dos dados e LGPD, aspectos éticos e sigilo médico profissional.
Desafios no uso dos dados para finalidades secundárias à assistência.
Aula IV – IOT – 21/10 segunda-feira Ângela Freitas (CIO MedJ&J) e Renata Rothbarth (sócia em Lifesciences no escritório Machado Meyer) –
Conceito, principais tecnologias e regulação. Obrigações da cadeia, licenças e compliance. Intercorrências e responsabilidades. Abordar sobre a coleta e uso dos dados na cadeia.
Aula V – Inteligência Artificial – Parte I – 23/10 quarta-feira Hommenig Scravani (Head of Analytics Dasa) – Walquiria Favero (Machado Melo e Favero Advogados e FGV)
Conceito, principais aplicações, viésis, interpretação e explicação de algoritmos e o complexo industrial da saúde.
Aula VI – Inteligência Artificial – Parte II – 28/10 segunda-feira Fabricio Valadão (Arvo Saúde) e Marina Feferbaum (FGV)
Regulação, princípios éticos e boas práticas para desenvolvimento de IA de acordo com a Unesco e OMS. Regimes de responsabilidade, estruturas de governança de IA e Comitês.
Metodologia de ensino
Seminário, aulas expositivas, estudo de casos, estudo dirigido e exemplos práticos e outros.
Coordenadora técnica
Walquíria Favero
Sócia no Machado Melo e Favero Advogados, professora no Insper, FGV EAESP, Future Law e Damásio de Jesus e pesquisadora no CEPI da FGV/SP. Ex Diretora Jurídica, Regulatório e Compliance na Dasa, atuou como executiva nas áreas Jurídica e Compliance nas empresas Danone e Grupo Votorantim. Mestranda em Direito e Tecnologia, mestre em administração internacional pela Université Pierre Mendés de France, MBA em Gestão de Negócios.
Professora
Angela Freitas
18+ anos de experiência em TI e Digital, 16 na indústria de saúde. É Tecnóloga em Processamento de Dados pela FATEC/UNESP, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Certificada em Liderança e Inovação pela prestigiada Universidade de Stanford. É CIO na Johnson & Johnson MedTech Brasil, Professora Convidada da disciplina de Gestão de TI no MBA do Instituto e Pesquisa Albert Einstein e Vice Coordenadora do Comitê de Tecnologia e Inovação da ABIMED. Através da tecnologia, alia sua visão de futuro à capacidade de transformar o ecossistema de saúde. Antes da Johnson & Johnson, Angela atuou como Diretora Sr. de Serviços Executivos no Gartner, tendo como clientes as principais instituições de saúde do país. Liderou, ainda, a reorganização da estratégia e proposta de valor de TI e Digital na biofarmacêutica AbbVie no Brasil como Head destas áreas. Acumula ainda experiências na Novartis e Accenture.
Professora
Teresa Gutierrez
Advogada, sócia do Machado Nunes Advogados, graduada em História pela Fculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, graduada em Direito pela PUC SP, especialista em direito administrativo pela PUC SP, coordenadora do Núcleo de Saúde Pública da Comissão de direito médico da OAB/SSP.
Professora
Renata Rothbarth
Auxilia investidores, empresas líderes e emergentes em uma ampla gama de questões contratuais e regulatórias relacionadas a produtos farmacêuticos, biotecnologia, vacinas, dispositivos médicos e outros produtos regulados na área da saúde. Também se dedica a questões envolvendo inovação em saúde, cannabis medicinal, terapias avançadas, saúde suplementar, precificação de medicamentos, saúde pública e parcerias público-privadas. Sua atuação se destaca na negociação de contratos que envolvem questões regulatórias, comerciais e operacionais complexas. Isso inclui alianças estratégicas, colaborações em pesquisa e desenvolvimento, licenças e transferência de tecnologia, parcerias de desenvolvimento produtivo, encomendas tecnológicas, acordos de compartilhamento de risco, transações baseadas em dados de saúde, fabricação e distribuição de produtos regulados, terceirização e pesquisa clínica. Universidade de São Paulo (USP) – Doutorado em andamento e Universidade de São Paulo (USP) – Mestrado, 2018.
Importante
-
- O certificado de conclusão somente será concedido com 75% de frequência das aulas. Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento/curso.
-
- Cancelamentos poderão ser solicitados, independentemente do prazo antes do evento/curso, com retenção de 50% do valor pago para custos administrativos. Após o início do evento/curso, os cancelamentos poderão ser solicitados, a qualquer tempo, sem direito à devolução do valor pago.
-
- O não comparecimento do participante, inscrito no evento/curso, não dará direito à devolução do valor pago. Obriga-se, ainda, a quitar as parcelas vincendas caso não haja a respectiva solicitação de cancelamento.
-
- Caso o evento/curso não atinja o número mínimo de participantes, o mesmo será cancelado e será reembolsado o valor efetivamente pago pela inscrição do mesmo. Não serão reembolsados quaisquer outras despesas adquiridas externamente à administração do evento/curso.