Desenvolvimento de Técnicas de Negociações nas Relações de Trabalho
Inscreva-se Agora
PÚBLICO-ALVO
Advogados, especialistas em relações sindicais, profissionais de RH e gestores.
OBJETIVO GERAL
Preparar melhor os profissionais que atuarão junto a área sindical, seja por meio de negociação de acordos coletivos em representação das empresas, intermediação por meio de RH ou sindicatos profissionais e patronais, fortalecendo assim o setor sindical. Por isso, dividimos o curso em 6 aulas, a fim de que possamos discutir e abordar de forma didática os principais aspectos a serem analisados nesses tipos de negociações.
DETALHES
Início: 21/06/2022
Término: 07/07/2022
Horário: Das 19h00 às 21h00 – terças e quintas-feiras
Formato: Curso 100% on-line com aulas ministradas por vídeo em tempo real via plataforma digital UCA.
Carga horária: 12 horas
INVESTIMENTO
Associados Abramge/Sinog ‘Nacional’: R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais) apenas no boleto.
Não associados: R$ 587,50 (Quinhentos e oitenta e sete reais e cinquenta centavos) apenas no boleto.
*No momento estamos aceitando apenas pagamento via boleto bancário.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 01 | (21/06/2022 – terça-feira – Daniela de Andrade Bernardo)
• A primeira aula abordará os conceitos, definições e princípios envolvendo as técnicas e os tipos de negociação, assim como conceitos e elementos do sistema sindical brasileiro e princípio da unicidade sindical.
Aula 02 | (23/06/2022 – quinta-feira – Galdilei Arnone)
• A segunda aula abordará as dificuldades encontradas em negociações coletivas ou individuais e os instrumentos de poder nas negociações.
Aula 03 | (28/06/2022 – terça-feira – Clovis Veloso de Queiroz Neto)
• A terceira aula abordará o papel do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e as possibilidades de mediação e conciliação no âmbito administrativo.
Aula 04 | (30/06/2022 – quinta-feira – Clovis Veloso de Queiroz Neto )
• A quarta aula abordará as recomendações envolvendo a negociações coletivas da OIT, uma análise comparada do Sistema Sindical Brasileiro e outros países (França, Itália, Espanha e Estados Unidos) e as discussões legislativas sobre a reforma do Sistema Sindical Brasileiro e alterações nos dispositivos legais.
Aula 05 | (05/07/2022 – terça-feira – Anselmo Carlos Soares )
• A quinta aula abordará os aspectos práticos das negociações no dia a dia das empresas e o papel principal exercido pelo RH, com o correto enquadramento sindical para seus empregados e consequente interpretação e aplicação das normas coletivas.
Aula 06 | (07/07/2022 – quinta-feira – Deyse dos Santos Moinhos)
• A sexta e última aula abordará a análise de impactos econômicos e sociais das normas coletivas no desenvolvimento social das empresas.
CORPO DOCENTE
Anselmo Carlos Soares
Gerente Sênior de Relações Sindicais da UHG.
Clovis Veloso de Queiroz Neto
Coordenador-Geral de Relações do Trabalho e Sindical da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). Consultor da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS). Especializado em Direito do Trabalho; Direito Civil e Processo Civil; e Direito Ambiental. Representante da CNSaúde no Conselho Nacional do Trabalho (CNT) e na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do Ministério da Economia. Coordenou a representação empresarial na Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST), responsável pela discussão e elaboração da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT). Coordenador de Segurança e Saúde no Trabalho da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na gestão 2019-2021 e Vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na gestão 2022-2024 da Seccional do Distrito Federal. Representante da OAB/DF do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GETRIN 10) do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Atua desde o ano 2000 como representante empresarial na formulação de políticas públicas de segurança e saúde no trabalho (SST) no âmbito do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho).
Daniela de Andrade Bernardo
Atua na área contenciosa e preventiva em Direito do Trabalho, possuindo experiência em negociações coletivas e individuais, reestruturação legal-trabalhista, com enfoque na modernização das relações de trabalho. Atuação na área da saúde há mais de 20 anos, além de assessorar a área legal-trabalhista de associações de classe empresariais. Pós-graduada em direito do trabalho pela PUC-SP e especialista em direito empresarial pela FGV/SP, membro do grupo de relações de trabalho e do conselho jurídico da Confederação Nacional da Saúde.
Deyse dos Santos Moinhos
Advogada, Mestre em Direito com Área de Concentração em Positivação e Concretização Jurídica dos Direitos Humanos. Especialista em Direito Contratual. Experiência de 10 anos em docência junto a instituições universitária.
Galdilei Arnone
Advogado, sócio do escritório Arnone Consultoria Jurídica, Pós-graduado em Direito Material, Processual do Trabalho, Direito Previdenciário pelo Complexo André Uchida, expert em Negociações Coletivas na área da Saúde, Palestrante e Professor convidado em cursos de Pós -Graduação, Autor do livro Sindicato Econômico – Procedimentos Internos, Editora Clube dos Autores.
COORDENAÇÃO
Daniela de Andrade Bernardo
Atua na área contenciosa e preventiva em Direito do Trabalho, possuindo experiência em negociações coletivas e individuais, reestruturação legal-trabalhista, com enfoque na modernização das relações de trabalho. Atuação na área da saúde há mais de 20 anos, além de assessorar a área legal-trabalhista de associações de classe empresariais. Pós-graduada em direito do trabalho pela PUC-SP e especialista em direito empresarial pela FGV/SP, membro do grupo de relações de trabalho e do conselho jurídico da Confederação Nacional da Saúde.
OBSERVAÇÃO
O certificado de conclusão somente será concedido com 75% de frequência das aulas. Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento/curso.
Cancelamentos poderão ser solicitados, independentemente do prazo antes do evento/curso, com retenção de 50% do valor pago para custos administrativos. Após o início do evento/curso, os cancelamentos poderão ser solicitados, a qualquer tempo, sem direito à devolução do valor pago.
O não comparecimento do participante, inscrito no evento/curso, não dará direito à devolução do valor pago. Obriga-se, ainda, a quitar as parcelas vincendas caso não haja a respectiva solicitação de cancelamento.
Caso o evento/curso não atinja o número mínimo de participantes, o mesmo será cancelado e será reembolsado o valor efetivamente pago pela inscrição do mesmo. Não serão reembolsadas quaisquer outras despesas adquiridas externamente à administração do evento/curso.
Inscreva-se Agora